Blog do Ohata

Regra que permite que profissionais lutem na Olimpíada do Rio-16 é aprovada

Eduardo Ohata

Em uma das decisões mais polêmicas da história dos Jogos Olímpicos, a Aiba (Associação Internacional de Boxe) aprovou a participação de boxeadores profissionais na Olimpíada do Rio-2016, este blog apurou com dirigentes que participaram da votação em congresso da entidade nesta manhã. Foram 88 votos a favor e 4 abstenções.

Como parte da promoção dessa nova era, está quase acertada a participação do legendário ''Sugar'' Ray Leonard no sorteio das lutas dos Jogos Olímpicos do Rio.

A Aiba ainda enviará os critérios às confederações nacionais para que os profissionais possam participar. O que já está certo é que os profissionais poderão participar da última qualificatória olímpica apenas nas categorias em aberto, nas quais ninguém ainda se classificou. Ou seja, profissionais não tomarão as vagas de ninguém que já esteja classificado, que era um dos principais temores da parte de atletas e dirigentes.

A decisão da Aiba vale apenas para os Jogos Olímpicos. Competições como os mundiais, por exemplo, seguem fechados para boxeadores profissionais.

A idade para participação em Olimpíada segue com o teto de 40 anos.

As entidades do boxe profissional, como o Conselho Mundial de Boxe, têm criticado a decisão da Aiba, que inclusive mudou sua nomenclatura. Sob o comando do presidente CK Wu, retirou o ''Amador'' do antigo nome ''Associação Internacional de Boxe Amador'' e agora é apenas ''Associação Internacional de Boxe''.

Campeões olímpicos do passado, como George Foreman, por exemplo, já se manifestaram contra profissionais na olimpíada.

Mas CK Wu defende a mudança, citando a participação do ''Dream Team'' nos Jogos.

Os Jogos do Rio terão outras duas novidades: a retirada do capacete protetor e a mudança no sistema de pontuação, que privilegiará mais a agressividade do que o simples toque das luvas no adversário.