Blog do Ohata

Passe de Robson Conceição foi disputado por gigantes no boxe profissional

Eduardo Ohata

O ''passe'' no profissionalismo de Robson Conceição, campeão da Rio-2016 no boxe entre os leves, foi disputado entre duas gigantes dos ringues, a Top Rank e a Golden Boy Promotions.

A primeira, com quem assinou contrato, promoveu combates do peso-pesado Muhammad Ali, ''Sugar'' Ray Leonard, Oscar de la Hoya e Manny Pacquiao (Robson estreará na preliminar da próxima luta do filipino, marcada para novembro). Esquiva Falcão é outro brasileiro medalhista olímpico a ter assinado com a Top Rank.

A Golden Boy é propriedade de Oscar de la Hoya, que se desligou da Top Rank, montou sua empresa enquanto ainda estava em atividade, promoveu as últimas lutas de sua própria carreira e chegou a abrir guerra contra a Top Rank.

''Fui procurado por gente das duas empresas'', confirmou a este blog Luis Carlos Dórea, treinador de Robson.

Uma terceira empresa, velha conhecida dos brasileiros, a Banner Promotions, de Arthur Pelullo, ex-promotor de Popó, também mostrou interesse em Robson, mas não chegou a apresentar uma proposta.

Assinado o contrato, ficou decidido que Robson baixará para a categoria dos superpenas em sua estreia como profissional. Coincidentemente, foi nessa categoria que Dórea fez seu primeiro campeão mundial, “Popó”. Entenda o motivo da decisão de baixar Robson de peso:

Não foi a superstição que guiou a decisão de Dórea.

No amadorismo, a pesagem acontece no mesmo dia da luta, proporcionando pouco tempo para a reidratação dos atletas.

Já no profissionalismo, esse período é extendido para cerca de 24 horas, pois a pesagem acontece no dia anterior ao combate.

“O peso normal do Robson, sem dieta, é 63, 64 quilos. No amadorismo, como a pesagem acontecia poucas horas antes da luta, era uma vantagem ele não ter que perder tanto peso, já que lutava na categoria até 60 quilos”, explica Dórea. “No profissionalismo, como tem um dia inteiro para se reidratar, ele pode baixar mais de peso e lutar como superpena, será um 59 quilos forte e alto.”

Segundo definiu Dórea, “vamos fazer o jogo da balança”.

Assim como Robson, Popó também foi um peso-leve, inclusive no profissionalismo, mas depois desceu para a categoria dos superpenas, porque foi onde apareceu a oportunidade de disputar um título.

Tornaram-se famosas as lutas do baiano contra a balança. Eventualmente, Popó retornou à categoria dos leves, onde conquistou mais um cinturão.