Neymar usou Barça para traçar estratégia em goleada da seleção na Rio-2016
Eduardo Ohata
Foi Neymar que desenhou o esquema tático adotado pela seleção olímpica na goleada de 6 a 0 sobre Honduras, na semifinal da Olimpíada Rio-2016. O técnico Rogério Micali até tinha uma estratégia, mas mudou de ideia após ouvir o atacante.
''[Honduras] era uma equipe com uma linha de cinco, e o Neymar pontuou que no Barcelona, onde enfrenta muita linha de cinco, os jogadores atuavam de uma forma diferente da que eu estava sugerindo'', revelou Micali em gravação para especial sobre o inédito ouro olímpico conquistado na Rio-2016, que a Globo exibirá na próxima quarta-feira.
''Neymar explicou como era [que o Barcelona jogava ao enfrentar uma linha de cinco] e matou, era perfeito'', concluiu Micali, que gostou e acatou a sugestão do atacante.
O resto, como dizem, é história. A seleção olímpica fez seis gols, dois de Neymar, não tomou nenhum e se classificou à final com a Alemanha.
O especial da Globo trará imagens registradas pelos celulares dos próprios jogadores, como as feitas pelo zagueiro Caio no vestiário após o jogo, que capturou o clima nos bastidores com os jogadores festejando ao canto de ''o campeão voltou''.
O programa trará ainda depoimentos de jogadores como Neymar, Gabriel Jesus, do goleiro Weverton e do técnico Micali.