Blog do Ohata

Desiludido com país, medalhista olímpico negocia deixar Brasil pelos EUA

Eduardo Ohata

O capixaba Yamaguchi Falcão, bronze na Olimpíada de Londres-2012, ''aquece'' o ringue hoje, em Las Vegas, para a superluta de amanhã entre ''Canelo'' Alvarez e Julio Cesar Chavez Jr. no mesmo local. O brasileiro enfrentará seu mais difícil adversário, o invicto americano Morgan Fitch (com transmissão ao vivo para o Brasil pela ESPN +, hoje, a partir das 21h), no hotel-cassino MGM Grand.

O brasileiro afirma estar chateado com o tratamento que vem recebendo no Brasil e negocia mudança para os EUA.

''Com tudo o que já conquistei, 12 lutas invicto, título latino, 20ª colocação no ranking mundial, não consegui patrocinador no Brasil. Além disso, tem muita gente que gosta de criticar, sou muito criticado no Brasil'', revela Yamaguchi, que no entanto agradece o apoio do cemitério vertical Memorial. ''Perguntam porque não estou nos Estados Unidos como meu irmão [o medalhista de prata Esquiva Falcão], acham que só quem está aqui é bom. O Sertão foi campeão mundial de boxe treinando exclusivamente no Brasil'', disse.

Yamaguchi, que é promovido pela Golden Boy Promotions, de Oscar de la Hoya, negocia com a Raynelo Management LLC. A empresa, especializada em gerenciar a carreira de boxeadores, planeja inaugurar um centro de treinamento, que conta inclusive com alojamento, na Flórida, onde o brasileiro poderia morar e passar a se preparar.

Segundo Yamaguchi, ele está, sim, negociando com a Raynelo Management LLC e uma mudança para os EUA é uma opção. Quem também se mudaria com ele é a mulher, Juliana Zandonadi, que já é parte de sua equipe em variadas funções.

''Dependendo do andamento das conversas, surgirão várias novidades. Uma mudança para os Estados Unidos é uma possibilidade'', confirma Yamaguchi.

Antes, porém, Yamaguchi tem que passar por ''Big Chief'' Fitch, invicto em 19 lutas e que tem em seu córner Tom Yankello, que levou o americano Paul Spadafora a um título mundial. No córner do brasileiro, uma novidade, o técnico Nelson Lopes Jr.

''Estou animado porque vai ter muita gente assistindo essa programação, chegou a minha hora. Cada luta a partir de agora é um passo rumo a Canelo ou Chavez Jr.'', festejou Yamaguchi, em referência às estrelas da programação de sábado, também organizada pela Golden Boy Promotions e que será exibida amanhã pelo Sportv 2, a partir das 22h.

A programação da qual Yamaguchi participa hoje funciona como um ''esquenta'' que permite que a Golden Boy Promotions aproveite a maciça presença da mídia para que suas promessas e atrações mostrem seus ''cartões de apresentação''. Sua luta abre a programação, que será encabeçada por um combate do cubano ex-campeão mundial Yuriorkis Gamboa.