Blog do Ohata

Dia dos Pais: Um ano após ouro na Rio-16, Robson passa noite na maternidade

Eduardo Ohata

Um ano após ser campeão na Rio-16, o boxeador Robson Conceição vive a expectativa de uma tripla comemoração nos próximos dias.

Além de comemorar o Dia dos Pais, neste domingo, e a conquista do ouro olímpico, que completa um ano nesta quarta-feira (16), o baiano revelou ao blog que será pai de uma segunda menina dentro de até quatro dias: A data prevista para o nascimento, coincidentemente, é a mesma da conquista da medalha olímpica.

''Passei a madrugada [de sexta para sábado] na maternidade com a minha mulher, Erika, nem consegui dormir'', contou Robson, sobre um ''alarme falso''. ''Mas os médicos avisaram que vai nascer em até cinco [agora quatro] dias.''

A segunda filha do casal já tem nome, vai se chamar Stephane.

''O Robson é muito caseiro, a vida dele é ir da casa para o treino, e do treino para casa. Com a primeira filha dele, a Sophia, é uma coisa, é muito apegado'', definiu o técnico Luis Carlos Dórea, ao concluir com uma brincadeira. ''Agora, com duas filhas, vai ter que trabalhar dobrado.''

O Dia dos Pais teve um papel especial na campanha de Robson durante a Olimpíada do Rio. Pouco antes da data comemorativa, Robson prometera à filha Sophia, então com quase dois anos, uma medalha olímpica.

Bem-humorado, depois de passar das quartas-de-finais e assegurar o bronze, o pugilista afirmou à imprensa que precisava se auto-presentear, alterando a cor da medalha.

Exatamente no Dia dos Pais, disputou a semifinal contra o cubano Lázaro Alvarez, campeão olímpico e tricampeão mundial. Ao batê-lo, garantiu sua passagem à final e uma medalha de outra tonalidade: prata ou ouro.

Mas Erika, sua mulher, não deu moleza, revelando que Robson havia prometido o ouro à filha. Sem problema. Uma luta depois, Robson cumpria a promessa ao bater o francês Sofiane Oumiha na final no Riocentro.

Apesar do bom-humor da família, havia sido uma trajetória muito difícil até o ouro, já que nas duas Olimpíadas anteriores, Robson fora eliminado logo na primeira rodada. Em Pequim-08, caiu diante de Li Yang, e quatro anos mais tarde, em Londres-12, perdeu para o lutador da casa, Josh Taylor, a quem havia surrado em uma sessão de sparring preparatória para os Jogos.

Após os Jogos, Robson assinou com a firma promocional norte-americana Top Rank, por meio da qual passou ao profissionalismo. Invicto, Robson disputará seu quinto combate em 31 de outubro, contra o argentino Carlos Osório, nos EUA.