Blog do Ohata

Paulista repetirá fórmula de disputa e descarta “enxugar” torneio em 2019

Eduardo Ohata

O Campeonato Paulista repetirá em 2019, pelo terceiro ano consecutivo, o formato atual com 16 equipes divididas em quatro grupos, com 18 partidas disputadas por quem chegar até a final e, na média, a realização durante a fase de classificação de um clássico rodada sim, rodada não. A FPF (Federação Paulista de Futebol) decidiu pela manutenção da fórmula de disputa em comum acordo com os clubes participantes.

A tradicional reivindicação de cartolas dos clubes ''grandes'' para ocorrer um ''enxugamento'' da competição é colocada sob perspectiva na FPF. Dirigentes da entidade apontam que o Estadual já teve a sua duração progressivamente diminuída com as mudanças em seu formato realizadas nos últimos anos. Quando vinte clubes participavam do Paulista, ''todos contra todos'', a primeira etapa se estendia por 19 rodadas. A duração posteriormente caiu para 15 rodadas, até chegar à fórmula atual, com 12 datas durante a fase de classificação.

Na federação, é ponto pacífico que não há espaço para enxugamentos adicionais do Campeonato Paulista.

Se o formato do Paulista está mantido para 2019, há espaço, porém, para discussões e eventuais alterações pontuais no regulamento, como a questão do mando de jogos, que nas quartas-de-final gerou polêmica envolvendo os duelos entre Corinthians e Bragantino.