Blog do Ohata

Neto de 1º medalhista do boxe bate marca de avô e vai a seletiva de Mundial

Eduardo Ohata

Luiz de Oliveira, 17, neto de Servílio de Oliveira, primeiro brasileiro medalhista olímpico do boxe brasileiro, foi mais precoce do que o avô e participará em maio de seu primeiro torneio internacional, em Colorado Springs (EUA), que servirá de seletiva para o Campeonato Mundial juvenil (entre 17 e 18 anos) e para os Jogos Olímpicos da Juventude. Servílio, 69, foi bronze na Olimpíada da Cidade do México-68, estreou em competições internacionais aos 18 anos.

Luiz de Oliveira, o ''Bolinha''

''Sonho com isso desde pequeno, isso sempre esteve na minha cabeça'', diz ''Bolinha'', em referência ao fato de estar ao redor do boxe desde os 8 anos. ''Tenho assistido aos vídeos de Mundiais pelo YouTube, não está difícil ser campeão, é ir lá buscar o que é nosso, o ouro.''

''Bolinha'', como é conhecido o peso-galo (limite de 52 quilos), terá na viagem para a disputa do Torneio Continental das Américas a companhia do juvenil Pedro Conceição, 17, peso-leve (até 60 quilos), colega do projeto ''Garimpando o Ouro Olímpico'', mantido pelo pai de ''Bolinha'', Ivan de Oliveira, que abriga em sua casa meia dúzia de jovens atletas nos quais aposta para chegar ao pódio.

''Essa molecada está no boxe há muito tempo, não é qualquer bandeirinha de Cuba ou dos Estados Unidos que os fará tremer'', diz Ivan, em alusão também a Pedro Conceição, que desde os 12 anos se dedica aos treinos de boxe quando começou em um projeto social.

Para as categorias galo e leve, o Torneio Continental das Américas distribui seis vagas para o Campeonato Mundial, que este ano acontece na Hungria. Para ganhar vaga para os Jogos Olímpicos da Juventude, que este ano será em Buenos Aires, o atleta tem que ser campeão de sua categoria.

''Participar desse torneio é importante para meu neto mostrar que tem potencial, que é capaz de no futuro também conquistar uma medalha olímpica'', avalia Servílio, ao argumentar que só estreou em lutas internacionais aos 18 porque ''naquela época'' não havia, no Brasil pelo menos, as categorias infantil, cadete ou juvenil. Após fazer sua primeira luta aos 17, estreou fora do país aos 18, no Pan de Winnipeg, ao bater o colombiano Pedro Bendex e perdeu para o norte-americano Harlan Marbley.

O peso-leve Pedro Conceição

Após Servílio conquistar o bronze nos Jogos Olímpicos do México-68, o Brasil só teve novos medalhistas na Olimpíada de Londres, quando Adriana Araújo e Yamaguchi Falcão foram bronze e Esquiva, prata. Na Rio-2016, Robson Conceição foi campeão olímpico.