Blog do Ohata

Del Nero Filho vira termômetro do pai ao concorrer a vitalício no Palmeiras

Eduardo Ohata

Marco Polo Del Nero Filho, filho do presidente afastado da CBF, disputará na próxima segunda-feira a eleição a conselheiro vitalício do Palmeiras. Internamente, o resultado da candidatura de Del Nero Filho é encarada como termômetro da popularidade do pai dentro do clube que deu origem à carreira dele como cartola. Del Nero também foi presidente da Federação Paulista de Futebol.

Não se trata apenas uma questão de Del Nero Filho ser ou não eleito, mas a maneira como isso acontecerá será observado com atenção: Sede fato  conseguir virar vitalício, o número de votos com o qual conseguir certamente vai gerar comentários.

Na eleição de vitalícios do ano passado, que aconteceu durante o momento mais conturbado na CBF e que respingou diretamente na imagem de seus dirigentes, Del Nero Filho filho chegou a lançar candidatura, mas acabou retirando-a. Alguns vão além e encaram a simples candidatura de seu filho como um ensaio de reação de Marco Polo Del Nero, que até o momento tem adotado o low profile.

Para se eleger conselheiro vitalício, o candidato tem que reunir, no mínimo, 50% dos votos dos conselheiros presentes mais um. E, apesar de haver apenas 18 candidatos para 25 vagas, isso não é garantia para eleição. No último pleito, do qual Del Nero Filho desistiu de participar, nenhum conselheiro vitalício foi eleito.

Tal cenário motivou o ex-presidente Mustafá Contursi a coordenar uma reunião na última terça-feira, no hotel Braston, na qual compareceram 115 conselheiros, enquanto algumas outras dezenas de cartolas ligaram justificando que já tinham compromisso.

No final, o evento do ex-presidente mobilizou cerca de 140 conselheiros (de um total de 275). Na organização do evento Mustafá contou com a ajuda do ex-vice e provável candidato Roberto Frizzo; do ex-vice do conselho e provável candidato a vice-presidente Elio Esteves; do vice do conselho deliberativo, Mauro Yasbek, e do membro do Conselho de Orientação Fiscal Gilto Avallone.

Não foram chamados nenhum dos 18 candidatos para evitar situações constrangedoras de assédio por voto.

Na reunião, Mustafá pediu que os conselheiros votassem no maior número de candidatos, não importando de qual grupo são os candidatos. Geralmente, cada conselheiro vota em dois ou três candidatos, apesar de poder votar em todos os candidatos de uma vez. O ex-presidente está preocupado com a diminuição do número de conselheiros vitalícios.

Enquanto a performance de Del Nero Filho, cujo número é o 16, é uma incógnita e certamente refletirá o grau de popularidade de seu pai, conselheiros acreditam que a grande estrela da eleição será uma mulher, a conselheira Neiva Andrade, que concorre com o número 18, já ocupou cargos de diretoria no clube e que transita bem entre vários grupos políticos, inclusive o que esteve reunido na terça-feira. Ela também tem bom relacionamento com o presidente palmeirense, Paulo Nobre.

Outro candidato que tem boas chances de ser eleito é o vereador Nelo Rodolfo (PMDB).