Blog do Ohata

Conmebol abre licitação para escolher quem vai vender Libertadores às TVs

Eduardo Ohata

A Conmebol abrirá, na próxima sexta-feira, licitação para escolher a agência que negociará os direitos de TV da Libertadores, Sul-Americana e Recopa. Conforme o blog havia antecipado em março, isso representa uma mudança na maneira de negociar da Conmebol.

A entidade disponibilizará o convite formal e instruções para as agências interessadas em participar da licitação, que fora anunciada oficialmente em 3 de julho, além de esclarecer dúvidas entre os dias 24 de julho e 11 de agosto.

Para evitar que se repitam problemas que colocaram a Conmebol na rota do Fifagate e no olho do furacão, a entidade ressalta que as ofertas terão de ser apresentadas em formato físico, em sua sede em Luque, no Paraguai.

Além disso, alerta que o processo de seleção ''será auditado em sua totalidade por uma firma internacional de auditoria de primeiro nível''. Além de acrescentar que todas as comunicações deverão ser enviadas por escrito e serão respondidas por uma equipe de advogados internacionais designada pela Conmebol para acompanhar o processo.

Por essa linha, conclui-se que, ao menos na teoria, o histórico de negociações passadas e relacionamento dão lugar a critérios estritamente técnicos.

As propostas serão avaliadas entre 23 de agosto e 15 de setembro dentro de um sistema de pontuação. O vencedor será conhecido no dia 15 de setembro.

Os direitos da Libertadores no Brasil são da Fox Sports, que os sublicenciam à Globo e SporTV. O atual contrato vence no ano que vem.