Blog do Ohata

Cartolas com trânsito na Fifa apostam em punição a Marco Polo Del Nero

Eduardo Ohata

Cartolas com trânsito na Fifa apostam que o presidente suspenso da CBF, Marco Polo Del Nero, será punido pela entidade que dirige o futebol mundial. Três argumentos embasam seu credo:

1- Se o ex-presidente da Fifa Joseph Blatter e o ex-mandatário da Uefa Michel Platini, para citar dois, que se defenderam ''in loco'', foram banidos do futebol por oito anos, o fato de o brasileiro não viajar para fora do Brasil aumenta a possibilidade de punição.

2- Se Marco Polo decidir viajar e tiver problemas com a Justiça dos EUA, isso precarizará ainda mais sua situação dentro da Fifa.

3- O precedente da Fifa, até o momento, de punir cartolas em situações similares a de Marco Polo.

Aliados de Marco Polo, porém, apontam que o caso do brasileiro é diferente aos dos cartolas punidos no sentido de que não se trata de um réu confesso, não há comprovação documental de pagamentos irregulares em conta ou participação societária em empresa suspeita e tampouco há documentos acusatórios que surgiram de investigação da Fifa e que está dentro da legalidade a defesa do cartola por meios eletrônicos ou por representação legal.

Na última sexta-feira, o dirigente brasileiro foi suspenso por 90 dias pelo comitê de ética da Fifa de qualquer atividade ligada ao futebol. Ele foi substituído pelo Coronel Nunes no comando da CBF.