Blog do Ohata

Mesmo se eleito no Corinthians, Andrés não descarta candidatura a deputado

Eduardo Ohata

O ex-presidente e candidato na próxima eleição do Corinthians marcada para fevereiro, Andrés Sanchez, não descarta a possibilidade de buscar a reeleição a deputado federal, mesmo se retornar à presidência do clube do Parque São Jorge. ''À princípio, não [me candidatarei a deputado federal], mas ainda falta tempo'', afirmou ao blog Andrés Sanchez, deputado federal pelo PT-SP.

Antes de traçar estratégias regionais, as atenções do PT estarão concentradas na definição do futuro político do ex-presidente Lula.

Aliados de Andrés, meses antes de ele decidir lançar sua candidatura à presidência do clube, já defendiam ser possível conciliar as atuações nas duas frentes. Eles citaram cartolas que conseguiram dividir o tempo entre a presidência de um clube ou de seu conselho deliberativo com suas atuações no Congresso. ''É como qualquer outra profissão'', comparam os aliados de Andres.

No pleito passado, no qual foi eleito ao cargo na Câmara dos Deputados, Andres havia sido procurado pelo PT para ser ''puxador de votos'' em São Paulo. Ou seja, aquele candidato com números expressivos cuja quantidade de votos ajuda a eleger outros candidatos.

Porém, em várias oportunidades, Andrés demonstrou insatisfação com a rotina como parlamentar. Em entrevista ao UOL Esporte, disse que se eleito presidente do Corinthians pediria licença não-remunerada como deputado para se dedicar a compromissos imediatos no clube.

Durante evento no Sindicato do Futebol, em São Paulo, nesta semana, do qual Andrés participou, presidentes de federações falaram da necessidade da presença de parlamentares ligados ao futebol no Congresso, e até a presença pontual de comitivas em Brasília, quando da votação de assuntos relevantes, para explicar as necessidades do esporte, em especial o futebol, a deputados e senadores.