Blog do Ohata

Palmeiras vota reforma que facilita eleição de sócios ao conselho do clube

Eduardo Ohata

Os associados do Palmeiras ratificam (ou não), neste sábado (3), a versão da reforma do estatuto aprovada pelo conselho deliberativo.

Um dos pontos polêmicos é o que facilita a eleição de sócios nas eleições ao conselho deliberativo do clube. Atualmente existe a exigência de que uma chapa tenha no mínimo 90 candidatos e uma lista com dezenas de assinaturas, que funciona como uma ''apresentação''. Se aprovado esse que é encarado por muitos como o item mais polêmico da reforma, será abolida a necessidade das assinaturas e o número de candidatos por grupo cairá para 60, o que facilitará, e muito, a apresentação de futuras chapas. Há, porém, quem seja ''do contra'', sob a argumentação de que as exigências funcionam como uma ''proteção'' à integridade do conselho.

Apesar da votação deste sábado, o presidente do conselho deliberativo, Seraphim del Grande, confirma que haverá, dentro dos próximos meses, uma nova reforma do estatuto, desta vez englobando itens mais polêmicos. ''A reforma que será votada neste sábado trazia itens pouco polêmicos; vamos fazer uma outra reforma, ainda este ano, com assuntos mais complicados que exigirão inclusive reuniões informais com as lideranças. Quero começar ainda este mês'', revelou Seraphim.

Seraphim, no entanto, afastou a possibilidade de ser colocado em votação qualquer item que diminua o prazo para que um conselheiro possa se candidatar à presidência do clube. ''Não, isso não vai [ser incluído na próxima reforma]'', afirmou Seraphim. Circula no Parque Antarctica um rumor de que o racha entre o ex-presidente Mustafá Contursi e Leila Pereira, dona da patrocinadora Crefisa, teria tido início após discussões que giravam em torno da diminuição desse prazo.