Blog do Ohata

Será que isso se repetirá com Ronda Rousey ao assinar seu contrato hoje?

Eduardo Ohata

As imagens acima falam por si e representam uma típica assinatura de contrato na firma de telecatch WWE, com a qual a ex-campeã e estrela do UFC Ronda Rousey assina contrato de longa duração na noite deste domingo (25), durante o evento Elimination Chamber.

Todas as cerimônias de assinatura de contrato da empresa nas últimas décadas, sem exceção, terminaram em pancadaria, uma forma de atrair a atenção e promover futuros eventos especiais de telecatch disponíveis nos EUA exclusivamente para assinantes da WWE Network.

As mesas onde os contratos são assinados acabam se tornando ''armas'' ao ser arremessadas nos adversários, cadeiras ''voam'' e invariavelmente há confronto físico entre os atletas, que têm que ser separados por árbitros, seguranças e outros atletas. Foi assim, por exemplo, que em 2003, o público assistiu o dono da WWE, Vince McMahon, furar a canetadas o rosto do famoso grandalhão Hulk Hogan (que interpretou o lutador de telecatch ''Thunderlips'' em ''Rocky 3'') e o forçar a assinar o contrato com seu próprio sangue.

(Alerta de spoiler): Claro que dá para entender porque ninguém foi preso pois sabemos que os resultados do telecatch são pré-determinados; as lutas, coreografadas; e que a ação e as falas dentro e fora do ringue seguem (literalmente) um script. Quando um atleta sangra, geralmente é porque ele mesmo provocou o corte em si mesmo com uma gilete que trazia escondida em seu uniforme.

Mas é fato que a cerimônia de assinatura de contrato de Ronda não será uma simples assinatura do contrato. A depender de quem aparecer no momento para confrontar Ronda, será possível ter uma ideia de quais serão as principais rivais de Ronda e o que planeja a WWE para seus primeiros meses na companhia. O fato é que os planos são de longo prazo, pois Ronda aparece em destaque nos ingressos que já começam a ser comercializados do evento especial Survivor Series, marcado para o dia 18 de novembro.

A companhia controlou as demonstrações públicas de ciúmes que partiram das futuras colegas de Ronda. A WWE chegou a divulgar um vídeo no qual uma de suas críticas nas mídias sociais, a ex-campeã Charlotte Flair, agora elogia feitos de Ronda dentro do esporte.