Blog do Ohata

Melhor luta de boxe do ano só sai do papel graças à… Liga de softbol??!

Eduardo Ohata

A negociação até que fosse confirmado o duelo desta noite entre Vazyl Lomachenko, ''lutador do ano de 2017'' e um dos três melhores boxeadores da atualidade, que desafia o venezuelano Jorge Linares, campeão dos leves pela AMB e pela ''The Ring'', sobreviveu a guerra entre TVs e empresários. E, no fim, quem levou o ''obrigado'' foi a liga norte-americana de softbol?

Com o cancelamento da revanche entre Gennady Golovkin e ''Canelo'' Alvarez e a unificação dos pesados entre Anthony Joshua e Deontay Wilder longe de virar realidade, a luta entre o ucraniano e o venezuelano é, ao menos no papel, o melhor até agora no calendário do boxe internacional, e por pouco quase não aconteceu.

Linares é contratado da Golden Boy Promotions, do ex-campeão Oscar de la Hoya. Lomachenko tem como promotor Bob Arum, da Top Rank, com quem De la Hoya tinha chegado a cortar relações (a situação melhorou de lá para cá).

Fora isso, a Top Rank havia reservado a data de 12 de maio no canal ESPN e o Madison Square Garden para a defesa de título de Lomachenko, sem um desafiante definido, e Linares estava louco para ser o adversário do ucraniano.

O problema é que a HBO, canal com quem De la Hoya tem contrato e exibe seus principais cards, tinha programado outra luta (Sadam Ali x Jaime Munguia) para o mesmo dia e horário. É claro que o ''Golden Boy'' não queria se queimar com a HBO. Mas dada a insistência de Linares, que conquistou títulos em três categorias de peso e é considerado pela prestigiosa publicação especializada ''The Ring'' como o verdadeiro campeão dos leves, De la Hoya resolveu se mexer e fazer algo a respeito.

Como a Golden Boy Promotions também manda alguns cards na ESPN, Eric Gomez, presidente da GBP, perguntou à ESPN se não seria possível antecipar em uma hora o início do eventual card encabeçado por Lomachenko x Linares para não conflitar com o card da concorrente HBO. A ESPN concordou, algo até certo ponto surpreendente em se tratando de negociações envolvendo emissoras de TV rivais. Só havia um último obstáculo: A liga de softbol teria de mexer em sua tabela para antecipar em uma hora uma partida, cuja transmissão estava prevista para o mesmo horário que o combate entraria no ar. A liga concordou, salvando a luta.

''A luta não teria sido possível sem a ESPN [e sua boa vontade], e se estamos agradecendo, temos que agradecer à liga de softbol, porque eles mudaram o horário [da partida]'', festejou Arum.

E, foi assim que o melhor peso-leve da atualidade, Linares, ganhou a oportunidade de defender o título dos leves contra Lomachenko, uma das estrelas do ringue na atualidade, e que no amadorismo construiu um cartel de 396 vitórias e 1 derrota, antes de passar ao profissionalismo e ganhar seu primeiro cinturão mundial na terceira luta.

O canal SporTV 2 tem previsão de exibir os dois cards a partir das 19h55.