Blog do Ohata

Record compra direitos de “torneio de verão” que reúne elite europeia

Eduardo Ohata

A Record adquiriu os direitos da International Champions Cup, que funciona como um torneio de pré-temporada européia que reúne, entre outras 12 equipes de ponta, Barcelona, Real Madrid, Chelsea, Liverpool, PSG e Roma. Certas condições abririam possibilidade de jogos serem exibidos pelo grupo na TV aberta.

A competição começa logo após a Copa do Mundo da Rússia, no dia 20 de julho, com uma partida entre Manchester City e Borussia Dortmund, nos EUA, onde a maior parte das partidas da International Champions Cup serão disputadas. Jogos também serão realizados na Europa e até na Ásia, em Cingapura.

É certo que as partidas serão exibidas pela Record News e por meio de aplicativo que a Record lançará chamado Play Plus. Mas, se estrelas como Neymar ou Messi forem escalados por cláusulas contratuais, mesmo que por tempo limitado, abre-se a possibilidade de a Record abrir espaço em sua grade na TV aberta.

O grupo Record já havia ''namorado'' o futebol ano passado, quando recebeu em sua sede representantes da CBF e conheceu o pacote de partidas da seleção que incluía amistosos e eliminatórias para a Copa-2022 a serem disputadas no país. O representante da ICC é Patrick Nally, ex-agência Team da Uefa.

As equipes farão três jogos cada, e o vencedor será definido por critérios que passam pela pontuação, confronto direto, saldo de gols, gols marcados, retrospecto contra o mesmo adversário, e incluem até o fair play, com menos expulsões, cartões amarelos e faltas. O último critério é o ''cara ou coroa''.

Trata-se de um pacote atraente em especial para o ganhador do leilão dos direitos da Champions para o Brasil, já que o torneio pode funcionar como um ''esquenta'' da Champions, dada a grande quantidade de jogos com equipes que disputarão a competição, inclusive no horário nobre brasileiro. A Record adquiriu os direitos para todas as mídias por um período de três anos.