Blog do Ohata

EI aumenta oferta e iguala valor de luvas oferecido pela Globo a clubes

Eduardo Ohata

O canal fechado Esporte Interativo aumentou em R$ 20 milhões o valor das luvas oferecidas a clubes para fecharem com ele, de R$ 40 milhões para R$ 60 milhões, segundo este blog apurou com fontes envolvidas nas negociações e que estão baseadas no eixo Rio-São Paulo.

Na prática, o Esporte Interativo igualou a proposta de luvas apresentado aos clubes pela Globosat, também de R$ 60 milhões, para os direitos do Brasileirão na TV por assinatura no período entre 2019 até 2024. A negociação entre Esporte Interativo e clubes envolve apenas a TV fechada. Não há proposta do canal para a TV aberta ou para o pay-per-view.

Uma fonte ligada a um grande clube do eixo Rio-São Paulo que confirmou, e reiterou, que a proposta de aumento do valor das luvas para sua agremiação, comemorou o fato de que a disputa entre os canais esteja se convertendo em benefícios financeiros, apesar de não saber informar se o valor das luvas do Santos, único time que já admitiu ter fechado com o Esporte Interativo, também será alterado para cima. O argumento é de que quem souber manter o sangue frio nesse momento possivelmente terá mais vantagem.

Com o São Paulo, que acertou ontem à noite, nove clubes já fecharam com a Globosat. Os outros são Corinthians, Vasco, Botafogo, Vitória, Sport, Cruzeiro, Atlético-MG e Fluminense.

Se o Esporte Interativo cedeu ao aumentar as luvas, segundo fontes ligadas a grandes clubes do eixo Rio-São Paulo, a Globosat também cedeu ao adequar sua fórmula de distribuição de cotas para o que a maioria dos clubes defende, que é 0 modelo inglês: 40% distribuídos de forma igual, 30% por premiação e 30% por audiência.

O Esporte Interativo, que faz parte do grupo Turner, tem a Copa do Nordeste e a Liga dos Campeões. O canal entrou este ano na grade da operadora NET, mas não há previsão de sua inserção na grade da Sky, segunda maior operadora do país.

As principais atrações do canal são a Copa do Nordeste e a Liga dos Campeões.

Um terceiro canal, Fox Sports, entrou na disputa com Globosat e Esporte Interativo pela Copa do Brasil. Os três canais já abordaram a CBF interessados nos seus direitos, porém a entidade ainda não abriu negociações com nenhum dos três canais.