Blog do Ohata

Dona de Crefisa recusa ‘Plano B’ por candidatura ao conselho do Palmeiras

Eduardo Ohata

Um ''plano B'' apresentado aos donos da Crefisa e da Faculdade das Américas, Leila Pereira e José Roberto Lamachia, para garantir a presença de um representante dos patrocinadores do Palmeiras no conselho deliberativo do clube foi recusado, o blog apurou.

A ideia, sugerida por gente com bastante trânsito com o casal, era que além de Leila, seu marido, Lamachia, também se candidatasse a uma cadeira no conselho do clube.

Lembrando que participar por dois períodos no conselho é um pré-requisito para quem, no futuro, almeja concorrer à presidência do clube.

Mas a legalidade de uma eventual candidatura de Leila vem sendo questionada pelo ex-presidente do clube Paulo Nobre.

A polêmica envolvendo Leila é que Nobre, como último ato no cargo, pediu para que a eventual candidatura de Leila fosse impugnada. Há a suspeita de que ela não teria ganhado título de sócia em 1996, como afirma o ex-presidente Mustafá Contursi.

Já Lamachia é sócio do Palmeiras desde 1955, e não haveria objeções para sua candidatura. O blog apurou que não apenas Leila, mas Lamachia também chegou a preencher ficha de inscrição para eleição ao conselho, apesar da indisposição em se candidatar.

Na visão daqueles que sugeriram que Lamachia também lançasse a candidatura, seria possível, inclusive, que o casal se elegesse junto, pois acredita-se que os dois contem com mais de uma centena de votos cada um, o que garantia suas eleições.

O blog também apurou que em relação aos comentários que circulam no Parque Antarctica de que o presidente Mauricio Galiotte está sofrendo pressão para não renovar o patrocínio da Crefisa, a dona da financeira reconhece que se uma proposta de patrocínio maior para o clube surgir, poderá ''rever'' a política de patrocínio da Crefisa e Faculdade das Américas ao clube.

Pessoas com bom trânsito no clube e com os donos da Crefisa garantem que caso a candidatura de Leila ao conselho seja abortada, dificilmente o patrocínio, que vence em janeiro (mas há cláusula que dá mais 30 dias de prazo para negociação) será renovado.

Crefisa e FAM colocam anualmente R$ 78 milhões no Palmeiras.

Mas pelos cálculos da financeira, o valor é até maior e beiraria os R$ 100 milhões, já que os patrocinadores investiram em obras no centro de imprensa, hotel e CT do clube.

Após a publicação, a Crefisa encaminhou nota que reforça a informação do post, na qual informa que ''O José Roberto [Lamachia] assinou a ficha da chapa, porém não será candidato; a candidata será Leila Pereira. Somente ela''.