Volta de Massa às pistas tem efeito nulo na programação da Globo para a F-1
Eduardo Ohata
O anúncio nesta semana de que o brasileiro Felipe Massa voltou atrás e decidiu correr por mais uma temporada não alterou em nada a programação da F-1 na Globo, SporTV ou na negociação de cotas de patrocínio da programação.
A manutenção da estrutura da cobertura nada teve a ver com o anúncio de Massa na Williams, já que tudo havia sido definido antes do fim do ano. Não houve risco de encolhimento da cobertura da temporada por falta de um piloto brasileiro do porte de Massa.
Assim, na Globo, a cobertura permanecerá a mesma de 2016: matérias nos principais telejornais de rede e esportivos, e as transmissões das corridas.
Só entrará corridas em VT quando coincidir algum outro evento importante no mesmo horário na TV aberta, como ocorreu ano passado com partidas do Campeonato Brasileiro.
Tampouco houve alteração no valor das cotas por conta de Massa: todas já estavam negociadas desde o ano passado.
A transmissão da principal categoria do automobilismo mundial na temporada terá como patrocinadores o Banco Santander, Itaipava, Nestlé, Renault, Tim e Unilever. Em relação ao ano passado, saiu ZAP e entrou Nestlé.
No SporTV, tudo também segue igual: cobertura de todos os treinos e transmissão do GP dos EUA e um segundo a ser definido, como já ocorreu na temporada 2016.