Entenda porque o resultado de Canelo x Golovkin provocou tanta polêmica
Eduardo Ohata
A decisão por pontos do duelo entre o mexicano Saul ''Canelo'' Alvarez e o cazaque Gennady Golovkin, os dois melhores pesos médios do mundo, promovido como ''a luta do ano'', um empate, se tornou o centro de uma grande polêmica no mundo do boxe.
As reações foram do comentarista e ex-técnico de Mike Tyson, Teddy Atlas, atribuindo a decisão à ''corrupção'', a reclamações e ironias de campeões ou ex-campeões como Manny Pacquiao, Lennox Lewis, Terence Crawford e Paulie Malignaggi, entre diversos outros. Até mesmo o promotor de Canelo, o ex-campeão Oscar de la Hoya, admitiu que a papeleta com 118 a 110 pontos, a favor de seu pupilo, em uma luta relativamente parelha, foi um pouco demais.
Para chegar à sua marcação, Adelaide viu Golovkin ganhar apenas dois assaltos, o quarto e o sétimo (ver papeleta ao lado).
Ela discordou de 5 dos 12 assaltos em relação ao colega Dave Moretti, que viu a vitória de Golovkin e de seis, em relação a Don Trella, que deu o empate. Enquanto isso, Moretti e Trella mostraram consistência ao concordar na marcação de 11 dos 12 assaltos disputados.
O scout dos golpes desferidos, conectados e aproveitamento (veja quadro abaixo) também aponta para vantagem de Golovkin, apesar de esse levantamento ser uma ferramenta, e não substitui a figura do jurado. Segundo o scout, Golovkin acertou no total 218 golpes, contra 169 de Alvarez.
A Comissão Atlética do Estado de Nevada, que escala os árbitros, já avisou que irá convocar Adelaide para uma reunião na qual terá que explicar o que viu e como pontuou a luta, assalto por assalto.
Em linhas gerais, os jurados julgam cada assalto como lutas individuais, e encaminham a pontuação, após o término de cada assalto, a outro oficial, que tabula as marcações. O vencedor recebe 10 pontos; o perdedor, 9 ou menos, em caso de queda.
Há uma orientação das entidades que controlam o boxe para que os jurados não dêem assaltos empatados; e o fator principal para determinar o vencedor do assalto é a agressividade eficiente.
Estavam em disputa os cinturões do CMB, AMB e FIB, as três principais entidades do boxe, e o título da ''The Ring'', mais prestigiosa publicação do boxe, fundada em 1922.