Blog do Ohata

Band chega a acordo com Globo e transmitirá parte da Copa do Mundo de 2018

Eduardo Ohata

A Band chegou a um acordo de sublicenciamento com a Globo e transmitirá parte das partidas da Copa do Mundo da Rússia na TV aberta. O contrato ainda não foi assinado, o que está previsto para acontecer nos próximos meses, o blog apurou com uma fonte próxima à negociação. A informação do acordo foi dada pelo colunista do UOL Flávio Ricco e confirmada pelo blog.

As conversas entre a Globo, detentora dos direitos da Copa de 2018, e sua parceira de anos se arrastaram pelas últimas semanas. As discussões giraram em torno do sublicenciamento de um pacote de jogos, e não o Mundial em sua totalidade.

A lógica dentro da Globo é de que a exclusividade é um fator muito importante, não apenas comercialmente. Então há, internamente, uma relutância em abrir mão dela totalmente se não fizer sentido financeiramente.

Apesar de a Band não exibir as últimas edições do Brasileiro e o Paulista deste ano, por dificuldades financeiras, a emissora transmitiu competições cujos direitos de TV foram repassados pela Globo. As mais relevantes foram a Champions e a Copa das Confederações.

O repasse para a Band, no caso da Copa das Confederações, ajudou a Globo a cumprir uma exigência da Fifa para que pelo menos seis jogos da competição fossem exibidos por uma TV aberta no Brasil.

Não se trata do caso da Copa, já que a Globo exibirá quase todas as partidas do Mundial na TV aberta. A exceção fica por conta dos jogos que ''encavalam'' ao fim da primeira fase.

A Globo também sublicenciou os direitos do Mundial da Rússia ao Fox Sports, na TV por assinatura.