CBF ofereceu tratamento privilegiado ao negociar direitos de TV da seleção
Eduardo Ohata
O pacote oferecido pela CBF durante as negociações dos direitos de transmissão dos jogos da seleção até 2022 incluiu ''tratamento privilegiado'' à emissora de TV que os adquirisse. As tratativas entre a confederação e diversos canais se arrastaram durante semanas.
O Grupo Globo fechou contrato para TV aberta, fechada e pay-per-view, que faziam parte do pacote ''A'', na última sexta (27). A emissora já havia adquirido o pacote ''B'', com direitos não-exclusivos para mídias digitais, anteriormente.
Durante o período de negociação com emissoras de TVs, representantes da confederação desfilaram uma série de motivos para a aquisição dos direitos de 37 jogos da seleção brasileira, sendo 28 amistosos e 9 jogos de eliminatórias a serem disputados em casa.
Uma das vantagens citadas era o ''tratamento privilegiado, porém sem exclusividade'', para a equipe da emissora na cobertura da seleção. A lógica era de que o privilégio facilitaria ao parceiro construir uma robusta programação de apoio para os jogos a ser exibidos por ele.
Foi dada ênfase à facilidade de acesso à seleção brasileira para eventuais filmagens adicionais. Também foi citado o acesso ao hotel e treinos (mediante credenciamento com a Fifa, Conmebol ou CBF). Sobre as questões de logística, foi oferecida à emissora vencedora ingerência na decisão do horário do pontapé inicial dos jogos.
Representantes das emissoras, porém, ouviram também pedidos de contrapartidas, como a responsabilidade da produção das partidas que forem disputadas no Brasil e pagamento de taxa no caso dos jogos disputados fora de casa. Também foi pedida a exibição do cronômetro da CBF, provavelmente para permitir a exposição da marca de seus parceiros comerciais.
Os emissários da CBF lembraram aos interlocutores que a audiência dos jogos da seleção na TV aberta supera, além dos mais variados eventos esportivos, estrelas da programação não-esportiva, como novelas da Globo e da Record, o ''Jornal Nacional'', os reality shows ''Masterchef'', da Band, e ''Big Brother'', da Globo, e o programa ''Silvio Santos'', do SBT, entre outros.
As partidas que dão início ao contrato recém-fechado com a Globo são os dois amistosos que acontecem em novembro.