Blog do Ohata

Globo exige garantias financeiras, e Copa do Mundo na Band fica indefinida

Eduardo Ohata

Uma cláusula no contrato de sublicenciamento dos direitos de transmissão da Copa do Mundo da Globo para a Band, na TV aberta, que condiciona a assinatura à apresentação de garantias financeiras é o principal empecilho na negociação entre as duas emissoras, o blog apurou. A Band vem enfrentando dificuldades financeiras, o que implicou por exemplo na demissão de centenas de profissionais.

As emissoras haviam chegado a um acordo verbal em outubro do ano passado para o sublicenciamento parcial do Mundial deste ano. A informação de que a Copa pela Band está sem grande perspectiva de acerto foi dada pelo colunista do UOL, Flavio Ricco.

Houve sinalização da parte do mercado publicitário à Band de que haveria interessados em adquirir cotas de patrocínio, o que não se materializou até o momento. Mas interessados que procuraram a Band posteriormente à divulgação do acerto com a Globo ouviram de representantes da emissora que o canal exibiria cerca de metade dos jogos da Copa, incluindo todas as partidas da seleção brasileira.

Apesar de a negociação entre Band e Globo, que se levada a cabo teria aspectos positivos para ambas as partes, ter emperrado, há na Band quem aposte que, dada a relevância de um Mundial, a situação será resolvida após a resolução de uma questão mais urgente na emissora, o ajuste da grade de programação, com a acomodação dos programas dos apresentadores Catia Fonseca e Amaury Jr., entre outros. A troca de pessoal na emissora do Morumbi tampouco facilita a situação.

Plano B

Em meio ao pessimismo que permeia a negociação dos direitos da Copa, o fato de a Band ser uma parceira de longa data da Globo já faz um ''plano B'' ser estudado, o sublicenciamento dos highlights dos jogos da Copa do Mundo. Trata-se de um pacote com conteúdo diferenciado ao dos highlights que por lei têm que ser cedidos pela detentora dos direitos às demais emissoras.

A Globo já acertou contrato de sublicenciamento dos direitos de TV da Copa com o canal por assinatura Fox Sports.