Blog do Ohata

Copa Libertadores terá final decidida em partida única a partir de 2019

Eduardo Ohata

A final da Copa Libertadores será decidida em partida única a partir da edição do ano que vem. Cartolas das confederações filiadas à Conmebol, bem como a cúpula da entidade estão alinhadas nessa direção, o blog apurou com fontes com bom trânsito na entidade.

A tendência é que a novidade seja anunciada na reunião do conselho da entidade, em Punta del Leste, que acontece a partir desta quinta-feira (22).

Uma outra inovação é que ao menos por dois anos consecutivos, nas edições de 2019 e 2020, a mesma cidade será sede das finais.

Para quem duvida da eficiência da fórmula, ao levantar a possibilidade de duas equipes disputarem a final em um país neutro e sem ligação direta com suas respectivas torcidas, a Champions é apresentada por cartolas da Conmebol como exemplo de sucesso.

Uma final única, mesmo que com times de fora, não deixará de ser um evento atrativo para a população local, além de que o fato do local da decisão estar pré-estabelecido facilitar a costura de acordos comerciais com antecedência, é apontado.

Uma outra aposta é de que haverá apetite das torcidas das equipes para prestigiarem seus times, bem como o fluxo de torcedores de outros países para assistir a final. Baseado em estudos econômicos, cartolas confiam que o anúncio com antecedência do local da final e a venda antecipada de ingressos garantirá estádio cheio. Haverá ainda cotas reservadas para os torcedores das equipes finalistas.

Por isso, um dos principais fatores na escolha da cidade-sede será sua localização, bem como a malha aérea com que é contemplada. Desde já, por causa justamente das conexões aéreas e por contar com um estádio moderno, na avaliação de dirigentes, Lima, no Peru, é uma candidata forte entre cartolas da Conmebol.