Blog do Ohata

Impasse envolvendo Globo põe lutas de campeão olímpico no pay-per-view

Eduardo Ohata

Um acordo entre o Grupo Globo e a Top Rank, empresa americana que promove as carreiras de Robson Conceição e Esquiva Falcão, definiu que a partir de agora as lutas da dupla, ao vivo, terão transmissão exclusiva para o Brasil por meio do sistema de pay-per-view.

As duas empresas haviam chegado a um impasse durante a renegociação do contrato dos direitos de TV, e a solução encontrada para gerar o valor para preencher a diferença entre o que a Top Rank, representada pelo advogado Stephen Stim, pedia e a Globo oferecia foi colocar os duelos no canal Combate, da Globosat.

Antes de as empresas solucionarem o impasse, os fãs brasileiros que quiseram acompanhar a mais recente luta do brasileiro campeão olímpico na Rio-2016, Robson Conceição, em 16 de fevereiro, recorreram à página oficial da Top Rank no Facebook, que liberou o sinal. A transmissão foi marcada por problemas, que foram da ausência de áudio a quedas de sinal, em mais uma vitória do brasileiro. Durante as negociações, os direitos desse combate haviam sido oferecidos de graça, desde que fosse exibido pela Globo na TV aberta.

A exibição das lutas da dupla pelo pay-per-view, por meio do Combate ou comprando o evento avulso, tem início já na próxima luta de Robson, marcada para o próximo dia 28, contra Alex Torres, na Filadélfia. A ideia é que o Grupo Globo participe ativamente da promoção da luta no Brasil, com matérias nos dias precedendo o duelo na Globo e SporTV para potencializar a venda de pacotes de pay-per-view. Os VTs dos combates dos brasileiros estarão liberados para exibição no SporTV depois de um período de uma semana.

As demais programações do boxe internacional promovidas pela Top Rank continuarão sendo transmitidas ao vivo pelo canal SporTV.

''É bom [a transmissão em pay-per-view], interessante, valoriza minhas lutas e me motiva ainda mais para treinar forte para disputar o título mundial'', comemora Robson. ''Agradeço os brasileiros que acreditam em mim, tenho a certeza de boa audiência nessa fase''.

''A parceria com a Top Rank vem de longa data, o boxe nos desperta interesse como conteúdo'', festeja Felipe Lazaro, gerente de direitos esportivos do Grupo Globo. ''Através desse novo acordo, teremos a oportunidade de levar ao público brasileiro as lutas envolvendo Robson Conceição e Esquiva Falcão, atletas já consagrados nos ringues olímpicos e que têm tudo para disputar cinturões no profissionalismo já em 2018.''

Fontes ligadas à Top Rank garantem que Esquiva, medalha de prata nos Jogos de Londres, em 2012, disputará dentro dos próximos meses o título mundial da Associação Mundial de Boxe, contra o japonês Ryota Murata, em uma revanche da final olímpica.