Blog do Ohata

Globo exibirá sozinha Brasileiro-2017 na TV aberta, após não achar parceiro

Eduardo Ohata

Pelo segundo ano consecutivo, a Globo exibirá o Campeonato Brasileiro sozinha na TV aberta, a emissora confirmou ao blog. A Globo chegou a buscar no mercado, sem sucesso, um parceiro comercial para dividir os custos de transmissão.

Até 2015, a Globo vinha dividindo as transmissões com a Band, sua parceira de longa data, mas questões financeiras impediram a dobradinha no Brasileiro-2016 e no Paulista-2017.

A crise financeira que o país atravessa é apontada como um dos motivos para a emissora não ter encontrado um parceiro.

Além disso, há cerca de um mês já era dado como certo por executivos do canal que a Globo faria a transmissão sozinha, já que para um plano comercial de venda de espaço publicitário ''decolar'' é preciso de tempo.

A captação junto a patrocinadores em potencial geralmente tem início meses antes da estreia de uma atração do porte de um Campeonato Brasileiro.

Fora isso, uma emissora para transmitir o Brasileiro teria que compor uma larga equipe de profissionais, de técnicos de som, câmeras, a repórteres de campo e comentaristas ''de nome'', o que vai na contramão do que as emissoras têm feito.

Há, também, despesa com logística, passagens aéreas, estadias em hotel, aluguel de caminhões de transmissão de sinal etc.

Como o formato também é diferente, um programa com dois blocos de 45 minutos, acomoda menos intervalos comercial do que outros tipos de atrações televisivas.

Assim, é mais fácil um canal sublicenciar competições que já chegam ''prontas'', como a Liga dos Campeões ou a Copa das Confederações, que podem ser transmitidas ''off tube'', de um estúdio, de onde uma equipe formada por narrador, comentarista, produtor e editor acompanham as partidas, e que sai muito mais barato.