Blog do Ohata

Filho de Del Nero decide concorrer a conselheiro vitalício no Palmeiras

Eduardo Ohata

O filho do presidente da CBF, Marco Polo Del Nero, Del Nero Filho, decidiu disputar a eleição a conselheiro vitalício do Palmeiras, prevista para o próximo dia 25, na própria agremiação, o blog apurou com fontes com trânsito no conselho deliberativo do clube.

Havia um suspense ao redor da candidatura de Del Nero Filho nas últimas semanas. Embora não tivesse oficializado o pedido de retirada do nome da lista de candidatos, após sinalização nesse sentido, a cúpula do conselho dava como certo que isso aconteceria.

Em março do ano passado, Del Nero Filho disputou a eleição anterior a uma vaga de vitalício no Palmeiras e não se elegeu. Del Nero Filho e o vereador Nelo Rodolfo (PMDB) são os ''nomes'' mais conhecidos a concorrer a vagas nesta eleição.

A eleição funcionará, na prática, como um teste de popularidade do pai de Del Nero Filho, já que foi na agremiação que deu seus primeiros passos na política dentro do esporte até chegar à CBF, passando antes pela presidência da Federação Paulista de Futebol.

Lideranças abriram uma trégua no ambiente tradicionalmente conturbado do clube, de olho na eleição. O estatuto dita que para ser eleito, um conselheiro precisa de maioria simples: Metade do quórum presente no dia da eleição, mais um voto pelo menos.

Parece fácil, principalmente porque há mais vagas do que candidatos, mas não é, por causa da forte rivalidade entre as principais chapas palmeirenses. Além disso, há também pequenos grupos que preferem comparecer à reunião, assinar a lista de presença, e deixar o local, tornando mais difícil as eleições. Por isso mesmo, houve pleito em que nenhum dos candidatos conseguiu ser eleito.

Lideranças, agora, se reúnem para costurar um consenso para que as bases votem no maior número de candidatos, ou até em todos, mesmo de outros grupos políticos, para preencher a cota de conselheiros vitalícios. Há 26 vagas em aberto e entre 12 e 13 candidatos.

O ex-vice de futebol Roberto Frizzo foi um dos cartolas que organizou reuniões nesse sentido com seu grupo, enquanto o ex-presidente Mustafá Contursi, principal força nos bastidores do clube, fez um corpo a corpo com correligionários. A eleição, pelo caráter aglutinador, beneficia o presidente do conselho deliberativo, Seraphim Del Grande, e o presidente do clube, Mauricio Galiotte.

A principal incógnita é qual a atitude que o grupo de Paulo Nobre adotará, já que o ex-presidente não participou de conversas nesse sentido e seu grupo, o Academia, tradicionalmente é contra eleição de vitalícios. Ele não tem se manifestado publicamente sobre o tema.

Há, porém, quem aponte que um acordão entre as lideranças é uma coisa, e as bases seguirem o que é decidido por elas, outra.

''Não fomos procurados para esta eleição especificamente, mas já houve articulação no sentido de eleger o maior número de vitalícios. Nosso grupo mesmo deve votar em sete, oito nomes [de 12 ou 13 possíveis]'', explica Wlademir Pescarmona, da União Verde e Branca. ''Não acho que a insatisfação com o momento do futebol do Palmeiras prejudicará a votação. Só que o voto passa por esse ou aquele conselheiro, como indivíduo, não gostar desse ou daquele candidato, e esquecer a orientação da sua liderança.''

Tags : Palmeiras