Blog do Ohata

Em evento de luxo para 200 conselheiros, Leila defenderá aumento de mandato

Eduardo Ohata

Leila Pereira, dona da Crefisa, assumirá, oficialmente, sua posição a favor do aumento do mandado do presidente do Palmeiras durante um jantar que organiza no hotel Intercontinental, no Jardim Paulista, no próximo dia 17. A conselheira convidou cerca de duas centenas de conselheiros do clube, de um total de 284 membros do conselho deliberativo que formam o colégio eleitoral da mudança de estatuto.

A dona da patrocinadora do clube defenderá, durante o evento, a proposta, com votação marcada para o próximo dia 21, que aumenta de dois para três anos, com direito a uma reeleição, o mandato de presidente do clube.

Ela argumentará que um mandato de três anos dará ao presidente mais independência politica ao presidente eleito, para dirigir o clube sem ter que se submeter a lideranças da agremiação em troca de apoio político, o blog apurou com pessoas próximas a Leila. Apesar de não mencionar diretamente o nome de seu ex-padrinho político Mustafá Contursi, com quem está rompida, o argumento muito provavelmente se refere à influência política do ex-presidente.

Conselheiros ligados a Mustafá, por sua vez, defendem mandatos de dois anos, com direito a duas reeleições. Leila também planeja argumentar contra essa proposta, ao apontar que a cada eleição o clube acaba se dividindo politicamente. E, por fim, lembrará que mandatos de três anos e apenas uma reeleição se adequam à Lei de Incentivo Fiscal se e quando o clube necessitar recorrer a esta fonte para buscar dinheiro.

Indiretamente, a alteração do mandato de presidente favorece os planos de Leila de sair candidata a presidente do Palmeiras em 2021. O presidente do conselho deliberativo, porém, ressalta que a proposta de mandato de três anos vem desde a época do ex-presidente Paulo Nobre, ao rebater críticos, como o ex-vice de futebol Roberto Frizzo, que apontam ''casuísmo''.

Leila já vinha se reunindo com conselheiros durante almoços, jantares ou viagens em seu jatinho particular, e defendia, informalmente, o aumento de mandato, como o blog revelou.