Blog do Ohata

Globo comemora Neymar no PSG e já cogita mostrar estreia na TV aberta

Eduardo Ohata

Executivos da Globo festejaram a transferência de Neymar do Barcelona para o PSG, clube que disputa o Francês, campeonato do qual a emissora tem os direitos pelo menos até o meio do ano que vem.

O principal motivo da comemoração nos corredores da Globo é o fato de toda a preparação de Neymar para a Copa do Mundo da Rússia irá acontecer enquanto o brasileiro estiver vestindo o uniforme do PSG.

Além de Neymar, o time parisiense tem outros três jogadores da seleção, os zagueiros Thiago Silva e Marquinhos e o lateral Daniel Alves. Os dois últimos, titulares absolutos de Tite.

As partidas do Francês são transmitidas na TV fechada brasileira pelo Sportv e ESPN, para quem a Globosat sublicencia os direitos.

Quem sai perdendo com a transferência é a Fox Sports, para quem a ESPN sublicencia os direitos do Campeonato Espanhol.

O Sportv transmitirá a apresentação do jogador no próximo sábado, sua estréia, e todas as demais partidas do PSG na temporada 2017/18. A ESPN também confirmou que exibirá o jogo de sábado.

O grupo Globo ressaltou que detém também os direitos para a TV aberta do Francês, mas não definiu se a Globo transmitirá a estréia de Neymar ou outras partidas do PSG. Porém logo que o ex-santista se transferiu para o Barcelona, a emissora, que não detinha os direitos do Espanhol, foi atrás e adquiriu os direitos da Copa do Rey com o objetivo único de exibir a estreia do brasileiro pelo time catalão. A Globo exibiu partidas da equipe na TV aberta até Neymar atuar pela primeira vez pelo Barcelona.

No dia em que a novela da transferência de Neymar para o PSG começou, a BEin, detentora dos direitos do Francês, informou o mercado brasileiro de que esperaria a definição da negociação entre jogador e clube para abrir o leilão pelos direitos de TV.

Até então, o Francês não estava valorizado no mercado brasileiro, e não se esperava muito dele. Até o grupo Globo pensava em abrir mão do campeonato.

A avaliação do mercado é a de que a BEin conluiu que, confirmada a transferência, todas as emissoras ''cairão babando''. Até o fim da noite desta quinta-feira, não havia novidades sobre o leilão.