Estreia de Neymar emplaca 1º e 2º lugares na audiência da TV por assinatura
Eduardo Ohata
A estreia de Neymar no PSG, pelo Campeonato Francês, na tarde de domingo, rendeu aos dois canais que transmitiram a partida, SporTV e ESPN, respectivamente a primeira e segunda colocações entre todos os canais por assinatura no período do jogo.
Os dois canais de esporte deixaram para trás não apenas os demais canais de conteúdo esportivo, mas também os infantis, como o Cartoon Network, terceira melhor audiência no horário; os dedicados a filmes, como o Megapix, quarto; e de variedades, como o Discovery (quinto).
O SporTV atingiu 2,8 milhões de pessoas, registrando a maior audiência para uma partida do Francês na história da TV paga no Brasil.
A pesquisa teve como base o universo total de assinantes da TV paga sintonizados no horário da partida, segundo medição do Kantar Ibope.
O recorde anterior havia sido registrado justamente na semana anterior, com a partida do PSG na abertura do Francês, contra o Ameins, com a presença de Neymar nos bastidores.
No primeiro jogo com a camisa do novo time, contra o Guingamp, o brasileiro fez um gol e ajudou o PSG a vencer os donos da casa por 3 a 0.
SporTV e ESPN, sublicenciado do Grupo Globo, transmitirão todos os jogos do PSG no Francês na temporada 2017/18.
A agência BEin, que representa os direitos de TV do Francês, avisou o mercado de que não lançaria seu leilão até que a transferência de Neymar estivesse concretizada.
A Globo cogitou transmitir a estreia de Neymar na TV aberta, mas pesou o Brasileiro ter partidas no mesmo horário.
Apesar disso, por conta do potencial da estreia de Neymar, a Globo investiu no jogo do PSG, deslocou correspondente de Portugal até a França, mostrou lances do jogo da partida durante o Brasileiro e ''contaminou'' seus programas noticiosos com reportagens sobre a partida.