Blog do Ohata

Estréia do Grêmio no Mundial dobra audiência da Globo em Porto Alegre

Eduardo Ohata

A vitória do Grêmio sobre o Pachuca, em sua estreia no Mundial de Clubes da Fifa, na tarde desta terça-feira (12), rendeu à Globo o dobro da audiência em comparação ao habitual no horário.

Foram 38 pontos, 19 a mais do que a média das últimas quartas-feiras, segundo os números consolidados pela medição do Ibope Kantar.

Em São Paulo, a média foi de 15 pontos e no Rio, 19. Nos dois, a audiência foi um ponto maior do que a média das últimas quatro terças-feiras no horário.

A partir deste ano, cada ponto de audiência corresponde a 245.702 domicílios e a 688.211 espectadores.

A Globo exibirá na TV aberta a final entre o Grêmio e o vencedor da outra semifinal entre Real Madrid  e Al Jazeera.

Após meses de negociações da Fifa, por meio da sua representante Dentsu, com emissoras brasileiras, os direitos de transmissão foram fechados com o Grupo Globo. Dada a audiência e popularidade dos jogos do Grêmio na Libertadores, especialmente na reta final, a Globo decidiu transmitir as partidas do Mundial na TV aberta. O braço esportivo da Globosat na TV por assinatura, o SporTV, também exibe a competição.

O Mundial de Clubes também atraiu a atenção do Fox Sports, que decidiu exibir todas as partidas, após sublicenciar os direitos de TV.