Blog do Ohata

Jogo do Santos é remarcado após pedido da Globo, e clube aponta represália

Eduardo Ohata

O pedido da Globo, atendido pela CBF, para que a partida entre Santos e Fluminense, inicialmente previsto para o dia 13, domingo de Dia dos Pais, fosse remarcado para o dia seguinte, às 20h da segunda-feira (14), se tornou motivo de um novo atrito entre cartolas e conselheiros do clube e emissora.

Na Vila Belmiro a remarcação do jogo é interpretada como uma represália pelo episódio envolvendo o repórter Eric Faria, que foi acusado pelo clube de interferir na arbitragem da partida com o Flamengo, e pelo fato de o clube ter fechado os direitos de transmissão do Brasileiro a partir de 2019 com o Esporte Interativo. O clube negocia com a Globo os direitos do Nacional na TV aberta.

Por conta do Dia dos Pais, o Santos havia decidido mandar seu jogo no Pacaembu, onde já mandou sete de seus jogos no ano, incluindo o desta quarta contra o Flamengo, e não perde há 22 jogos, desde 2014.

A ideia do marketing era permitir que os torcedores santistas assistissem ao jogo com seus filhos, em ação que vinha sendo promovida como ''Paternidade Alvinegra'', com diversões para toda a família.

Porém, a pedido do Sportv, segundo fontes ligadas ao Santos, a partida foi remarcada – embora a nova data e local ainda não constassem no site da CBF em um primeiro momento, o que irritou a diretoria santista, o blog apurou. O marketing do clube, que já contava com boa renda porque não haveria nenhum outro jogo no mesmo horário na capital, também se frustrou.

Posteriormente, a CBF confirmou em seu site oficial a alteração da partida contra o Flu para segunda-feira (14), às 20h. O duelo será mesmo no Pacaembu.

Nos bastidores, há dirigentes e conselheiros do Santos que atribuem a alteração ao episódio envolvendo o repórter da Globo, Eric Faria, na partida das quartas-de-final da Copa do Brasil, e ao fato de o clube ter assinado com o Esporte Interativo. Em seu discurso, afirmam que o Santos não teme confrontos com nenhuma TV, por ter em sua história a marca de ser ''inovador e arrojado''.

O episódio ''Eric Faria'' nem de longe foi digerido pelos santistas. Em grupos de whattsApp de torcedores circulam mensagens que conclamam a torcida a prestigiar a partida desta quarta-feira com o Flamengo, com a seguinte ironia: ''Pelotão pronto para ocupar o Pacaembu, e nem adianta consultar a TV e avisar o juiz!''.

Procurados pelo blog, Globo e CBF não haviam entrado em contato até a publicação do post.