Blog do Ohata

Reunião da Conmebol ‘destrava’ leilão dos direitos de TV da Libertadores

Eduardo Ohata

A reunião da Conmebol, em Punta del Leste, na qual foi anunciado que a Libertadores passará a ter final única, em campo neutro, a partir de 2019, também serviu para ''destravar'' o leilão dos direitos de TV da competição. Emissoras do Brasil receberam sinalização de que agora o leilão será lançado o mais rapidamente possível, com um limite de 30 dias para as TVs apresentarem as suas propostas.

Apesar de o grupo formado pela IMG, dona do UFC, e Perform ser o responsável pela comercialização dos direitos de TV, os muitos detalhes do leilão também têm que passar pelo crivo do departamento jurídico da entidade que controla o futebol na América do Sul.

O grupo detentor dos direitos havia indicado que o leilão aconteceria em fevereiro. Executivos das TVs brasileiras crêem que, salvo algum imprevisto legal entre agências e Conmebol, a disputa pelos direitos da competição a partir da próxima edição será aberta logo.

O leilão da Conmebol tem afetado diretamente o da Champions, que já indicou que lançaria o seu apenas depois de concluído o da competição continental para evitar a competição. Porém o relógio trabalha contra uma postergação do leilão do torneio da Uefa, já que os direitos da edição que tem início no meio deste ano ainda não tem uma emissora definida.