Blog do Ohata

Indefinição do leilão de TV da Libertadores trava direitos da Champions

Eduardo Ohata

A indefinição da parte do grupo formado por IMG/Perform de data para o leilão dos direitos de TV da Libertadores trava o leilão de outra cobiçada propriedade no Brasil, a Liga dos Campeões da Uefa. Os direitos da Champions, hoje da Globo (na TV aberta) e Esporte Interativo (TV por assinatura), vencem ao final da atual temporada 2017/18, cuja decisão está prevista para acontecer no fim de maio.

A Uefa adiou, de novo, o leilão dos direitos de TV da competição para o Brasil, que inicialmente iria acontecer em 2017, sem fixar uma nova data. Há indicações de que a Uefa pretende esperar a realização do leilão dos direitos de TV da Libertadores, prioridade das quatro principais emissoras de TV por assinatura. A lógica que poderia justificar o compasso de espera da Uefa é que as emissoras brasileiras não apresentariam lances polpudos pela Champions se estariam reservando verba para os lances do leilão da Libertadores.

O cenário, porém, traz problemas para a Uefa e para as emissoras. Se a Uefa não ficar satisfeita com os lances do leilão, contará com pouco tempo hábil para realizar uma eventual segunda rodada ou negociações adicionais, como foi com o Mundial de Clubes da Fifa de meados para o fim do ano passado. Para os canais, definidos os vencedores dos leilões, sobraria pouco tempo para formatar e levar ao mercado um pacote de cotas de patrocínio, já que a temporada 2018/19 tem suas partidas disputadas a partir do final de julho. Na teoria, o atraso prejudicaria menos Globo (TV aberta) e Esporte Interativo (TV fechada), que já exibem as partidas da competição.

De toda a forma, executivos de emissoras brasileiras creem que a decisão não deve ultrapassar o mês de abril e tampouco descartam a possibilidade de os leilões da Libertadores e da Liga dos Campeões acabarem acontecendo, de maneira involuntária, simultaneamente.