Uefa fatia direitos de TV da Champions e complica estratégia de emissoras
Eduardo Ohata
A Uefa fixou para 5 de junho o prazo para as emissoras brasileiras de TV apresentarem as propostas pelos direitos de transmissão da Champions League.
Os direitos foram divididos em pacotes, assim como foi feito pela Conmebol em relação aos direitos de TV da Libertadores.
O principal deles, chamado de pacote ''A'', dá ao vencedor o direito de escolher primeiro qual a partida de quarta-feira irá exibir.
Há também o pacote ''B'', que inclui todos os jogos fora os 18 contemplados no pacote ''A'' (primeira escolha de quarta-feira). Se uma emissora quiser ''seguir'' o PSG de Neymar, exibindo todas as partidas na competição, terá de adquirir os dois pacotes, intermediados pela agência de marketing Team.
O leilão é aberto às TVs abertas, fechadas e representantes de todas as mídias, o que abre espaço para plataformas como o Facebook, por exemplo. Ou seja, há a possibilidade de as emissoras de TV enfrentarem uma concorrência mais acirrada do que acontecia anteriormente.
A final da Champions League está incluída em ambos os pacotes.
As regras do leilão permitem a apresentação de propostas conjuntas, mas ao contrário do que vinha ocorrendo, terá que estar especificado quem será o sublicenciado no caso de um eventual repasse dos direitos.
Até a atual temporada 2017/18, os direitos de TV pertencem à Globo (aberta) e ao Esporte Interativo (fechada).
Conforme o blog havia apontado, o leilão da Libertadores estava travando o lançamento da negociação dos direitos da Champions no Brasil.