Blog do Ohata

Direitos de TV da Champions no Brasil serão definidos nas próximas semanas

Eduardo Ohata

Os detentores dos direitos da Champions na TV aberta e fechada confirmaram a executivos brasileiros que seu leilão acontecerá ainda este ano. Eles foram informados de que o mais provável é que aconteça no início de novembro, e que não passará de dezembro.

Já havia uma expectativa da parte do mercado de que o leilão ocorreria neste segundo semestre, mas sem uma sinalização concreta.

A Globo transmite os jogos da Champions na TV aberta brasileira, sublicencia partidas à Band, sua tradicional parceira, e o Esporte Interativo tem os direitos da competição na TV por assinatura. O contrato em vigor contempla até a temporada 2017/18.

No mercado, além de Globo e Esporte Interativo, outros canais disputem os direitos da competição, pois já mostraram interesse por ele. A Globosat, por exemplo, já deixou claro que a Champions é um dos poucos torneios de futebol internacional que a interessa para o SporTV, e a ESPN tem interesse em recuperar os direitos, já que a imagem do canal ainda é bastante associada à Champions.

O encavalamento dos leilões dos direitos de TV da Champions, Libertadores, Sulamericana, Mundial de Clubes, entre outros, põe pressão na CBF, que viu seu leilão pelos direitos de TV dos jogos da seleção fazer água. A Globo adquiriu os direitos não-exclusivos para a transmissão online de 37 partidas (eliminatórias e amistosos). A equipe nacional entra em campo no mês que vem, em duas partidas que faziam parte do leilão realizado mês passado, mas a confederação ainda não anunciou acordo para transmissão de TV.